Esta noite a perigo: Xerife entra em ação

Sheriffbadge.pngLi no Plantão Info (valeu a dica, Patrão) a informação de que o “O grupo de rock escocês, Franz Ferdinand, acionou a Web Sheriff, companhia de policiamento na internet, para cessar os downloads do seu novo álbum“, o decepcionante “Tonight: Franz Ferdinand” (cujo lançamento está marcado para o dia 26 de janeiro mas que já circula pela internet há uma semana). Esse posicionamente soa estranho pois, como a própria notícia indica, essa não era a postura da banda há até bem pouco tempo.

Primeiro, em entrevista concedida para a Playboy em março de 2006, o vocalista Alex Kapranos disse que gostava “da idéia de que, por causa do downloading, pessoas irão comprar canções apenas se elas forem boas. Eu acho que isso é uma coisa positiva. Isso significa que bandas preguiçosas não vão se dar bem dando pra você um single e um álbum cheio de encheção“.

folder1Depois, em 2007, quando do lançamento do disco comemorativo dos 40 anos da Radio One da BBC (no qual que os escoceses fizeram uma excelente versão da música Sound And Vision do David Bowie), em um anúncio no site oficial foi dito que “a parada não parece ser para caridade então apontem seus navegadores para o LimeWire [serviço P2P] em breve, crianças“.

Por último, no dia 12 desse mês, de novo Alex soltou uma nota bem-humorada, intitulada “Nós temos um LP vazado em que fechava dizendo “Espero que vocês gostem“. Isso apenas um dia depois de o bateirista Paul Thompson dizer que estava tendo problemas com as 4000 músicas no seu computador, que deletou por acidente, mas que estava recuperando.

Domin_p1.jpgPra mim, tá na cara que isso é coisa da gravadora, a Domino Records. Em outubro eles abriram uma loja “incorpórea”, para venda de mp3,  e agora estão ocupados em proteger sua máquina de fazer dinheiro. Segundo o Lúcio Ribeiro, eles até já acharam quem foi o responsável pelo vazamento.

A boa notícia é que o direito achado na rede já está reagindo, como se poderia esperar. Além da má repercussão dessa junção com a pretensiosa Web Sheriff, sugiro darem uma olhada no que o usuário Martin publicou, a respeito do pedido dos “idiotas da Web Sheriff” de que o site ReleaseLog pedisse desculpas e retirasse o material do ar: em resumo, ele publica na íntegra o e-mail que recebeu (contra o pedido expresso de que isso não fosse feito), ri, sacaneia e diz que não vai tirar nada.

Está aberta a temporada de luta pelo direito: usuários versos gravadora. Let the season begin!

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s