O que é um blog?

texto escrito originalmente em junho de 2007

Atualmente, além de “consumir”, quem usa a internet pode “produzir” informação. Hoje, qualquer pessoa com acesso à rede mundial de computadores, e um certo manejo, pode expressar livremente suas idéias e opiniões num blog.

Pode-se conceituar um blog como um site cujo conteúdo é gerado por um(a) internauta e cujas atualizações são dispostas em ordem cronológica. Essa definição, contudo, não dá conta da relevância contemporânea desse meio de comunicação específico.

Em 1997, com o The Robot Wisdom pages, surgiu o termo weblog, para se referir ao endereço virtual (web) em que o autor registraria (log) os endereços de outras páginas pessoais que achava serem do interesse de seus poucos leitores. Um ano e meio depois, em 1998, surgiu a forma curta blog, decorrente da popularização do trocadilho jocoso We Blog (“nós blogamos”), postado por Peter Merholz, na barra lateral do seu blog. Juntamente veio o verbo “blogar” (to blog). Assim, já na gênese do nome, verifica-se um componente de autoprodução comunicativa, em que os próprios blogs se batizaram.

Nos anos seguintes esse tipo de site se popularizou cada vez mais. O site Technorati, uma ferramenta de busca especializada em sites de conteúdo gerado por usuários, contabiliza 100.000 novos blogs por dia, e apurou que o número total tem dobrado a cada oito meses, ultrapassando 57 milhões novembro de 2006. Por fim, o que evidencia de forma cabal a intensa atividade desse tipo de sites é o número diário de entradas (os chamados posts): 1,3 milhões.

Especificamente quanto à blogosfera brasileira, as estatísticas ainda são incipientes. A Pesquisa Blogosfera Brasil, realizada pelo site Verbeat, embora tenha sido muito bem estruturada, conseguiu apenas 600 usuários.

A par do que possam dizer os números, no plano qualitativo, os caminhos literários, sintáticos e gramaticais de um blog podem ser traçados livremente por quem detém o domínio, da mesma forma que o assunto de cada post. Apesar da forma comum, o conteúdo do blog é livre.

Em conclusão, muito mais do que um diário de anotações pessoais, um blog pode ser o quê quer que quem bloga queira que ele seja.

About these ads

One thought on “O que é um blog?

  1. Pingback: Paulo Rená da Silva Santarém (prenass) 's status on Thursday, 27-Aug-09 18:31:32 UTC - Identi.ca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s