Irekia: software livre para comunicação aberta com o governo

logo do irekia: árvore cuja copa é formada por balões de fala de cores distintasDurante o evento de Parceria para Governo Aberto em Brasília peguei um panfletinho bilingue, em espanhol e inglês. Levei um tempo até dar uma olhada de verdade. Achei muito, muito interessante.

Trata-se do Irekia, um canal de comunicação entre o governo do País Basco (uma das comunidades autónomas da Espanha) e seus cidadãos. A ideia é implementar concretamente o governo aberto, tendo como pilares a transparência, a participação e a colaboração.

Entre vários aspectos legais, minha cabeça pirou muito na ideia de “ouvir ativamente”: o ente público faz o esforço para acessar a opinião pública nos espaços em que ela circula, em vez de apenas presumir que todas as pessoas irão usar o sistema oficial. Quando eu estive na equipe da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, lembro que tentamos fazer isso um pouco no Marco Civil, com a página de notícias, mas o resultado ficou muito aquém do que poderia ter sido feito.

Segundo o amigo Ricardo Poppi

o Irekia mistura coisas inovadoras para governos como sistema de streaming e escuta ativa com algumas coisas estranhas como informação direcionada para veículos de mídia e moderação de comentários em horário comercial :-\

De qualquer forma, acho que como metodologia de diálogo governo cidadão pode ser incorporado no contexto das cidades digitais. É claro que o fato do Irekia estar em licença pública europeia pode facilitar o intercâmbio com o software público brasileiro 😉

Pois é, o código do Irekia é desenvolvido de forma aberta e, portanto, está disponível.

Deixe um comentário