Dependência da hiperfície

Li uma entrevista interessante sobre ciberdependência na Folha Online, com o psicólogo francês Jean-Charles Nayebi. Destaco o seguinte trecho:

O ser humano é capaz de ter afeição por uma máquina que não corresponde. O investimento afetivo torna-se, portanto, pura perda. No caso de crianças pequenas, pudemos notar verdadeira escravidão afetiva, com baixa de rendimento escolar e ansiedade.

Aconselho sempre aos pais recusarem quando a criança pedir um tamagotchi e proporem um animal de verdade no lugar, pois um cão ou um gato correspondem ao afeto da criança e evitam que a criança seja uma “devedora afetiva”.

Não concordo com isso não. Acho que a criança pode ter o Tamagochi, desde que também possa ter um cachorro. Não são possibilidades excludentes, e cada uma possibilita aprendizados diferentes. Depende de como isso será tratado pelos pais, que sempre devem ter tempo para trocar uma ou outra palavra com seus filhos. Não precisa estar presente 100% do tempo, monitorando, controlando, mas não custa nada dar um ou outro alerta e deixar a própria criança aprender com a frustração, que vai desde a morte do bichinho digital até o cocô fedido do filhote tão fofinho.

De qualquer forma, sobre o tema da Hiperície e da dependência, sempre achei que o hábito com a temporalidade e a espacialidade da Hiperfície levam a uma dependência. Na verdade, não pensei muito sobre isso, apenas tenho como referência o personagem Impulso e seu metabolismo hiperacelerado. Como sempre, os quadrinhos estão na vanguarda quanto a temas instigantes da sociedade.

Atualização (15/07/08, 18:20):

Parece até piada. O Yahoo! inteiro está com problemas, apresentado erro em todas as suas páginas. Nessa , não posso acessar o meu “sensacional” e-mail ilimitado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s