A Verdade e a Wikipédia

texto de Erick Schonfeld, disponível em inglês no TechCrunch e traduzido por Paulo Rená

Há quatro meses, o cineasta holandês IJsbrand van Veelen criou muita controvérsia durante a  conferência Next Web 2008, ao apresentar o documentário A verdade sobre Wikipedia. Se você tiver 45 minutos sobrando, vale a pena dar uma olhada.

O filme traz Andrew Keen, o autor de A cultura do amador, e Bob McHenry, ex-redator-chefe da enciclopédia Britânica, contra os co-fundadores da Wikipedia, Larry Sanger e Jimmy Wales, e o guru da Web 2.0, Tim O’ Reilly, entre outros. A obra é feita magistralmente e mostra muitos pontos da vista, mas acaba sendo, mais do que qualquer outra coisa, um o veículo para que Keen apresentar suas críticas contra a Wikipédia.

Você definitivamente fica com a sensação de que ele ganha a discussão ao fim do filme. E, na verdade, ao ser questionado com quem concordava mais pessoalmente, Van Veelen admitiu que era com Keen. Ao assumir o lado do inimigo na verdade faz o documentário ainda mais provocante. As pessoas na audiências estavam nervosas, e um homem veio preparado com um discurso que denunciava o cineasta.

Na película, Keen discute realmente que nós necessitamos de guardiões para a verdade, e que esses guardiões devem ser os peritos. Claro, ele não percebe que o punhado relativamente pequeno de pessoas que fazem a maioria das inserções e edições na Wikipédia pode muito bem ser peritos em suas áreas, ou se tornar mais peritos ao escrever e pesquisar os artigos da Wikipédia. Isso não quer dizer que não surjam controvérsias o tempo todo sobre acuracidade de fatos, guerras de edição e empresas tentando conduzir campanhas de publicidade ao alterar suas entradas na Wikipédia. Mas o filme também não percebe que Wikipédia é um mercado de idéias. Como qualquer outro mercado, informação em qualquer dado ponto em qualquer hora pode estar errada, mas no final ela está mais vezes certa do que errada.

Se você concorda com Keen ou não depende de sua definição de verdade. Keen é um absolutista. Há a verdade, e tudo o resto é ficção. Peritos são os guardiões da verdade. Mas a verdade ele mesma sempre está evoluindo, incluindo a noção de especialistas sobre ela.

3 pensamentos sobre “A Verdade e a Wikipédia

  1. Pingback: Enquartopédia: um dia na semana para contribuir coletivamente | HIPERFÍCIE

  2. Pingback: Paulo Rená da Silva Santarém (prenass) 's status on Friday, 11-Sep-09 16:02:54 UTC - Identi.ca

  3. Pingback: Paulo Rená da Silva Santarém (prenass) 's status on Friday, 11-Sep-09 16:00:56 UTC - Identi.ca

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s