Esta noite não

franzalbum3Entre as novas faixas do novo trabalho do Franz Ferdinand, poucas faixas me chamaram a atenção de começo. Acho que por todo o disco faltou a caracterísitca básica da banda: duas ou mais músicas misturadas a cada faixa.

Desde a inicial Jacqueline, passando pela estrondosa Take Me Out e chegando às sensancionais Do You Want To e Walk Away, a fórmula infalível era dar  uma guinada no ritmo, com a pegada característica dos escoceses, levando nossos ouvidos para um lugar inesperado e, daí,  correr pro abraço dançante.

Dito de outra forma, as músicas ficaram muito simples. Onde eles tentaram incrementar, ficou falso, porque é só uma repetição boba, pouco criativa, de uma linha de baixo, uma batida, um riff, nada genial. Faço coro a quem tem dito que as versões seminais de Can’t Stop Felling, Lucid Dreams e Turn It On eram melhores e acho mais: as canções lado b que eles lançaram no intervalo (Exemplos: Wine In The Afternoon; A Song For Sorry Angel; Sound And Vision; All My Friends; Hallam Foe, Dandelion Blow)  tinham mais daquele espírito vibrante de rock and roll dançante a que o histórico da banda nos remete.

“Ulysses” cover Pode ser que eu, que sempre fui muto fã da banda, estivesse com a expectativa muito alta e, como cantava Alex Turner,  a antecipação tem o hábito de passar a perna no entretenimento noturno. Talvez minha opinião mude com o tempo, e eu fique um pouco mais empolgado. Mas essa é a primeira impressão: Tonight não bomba.

Um das faixas boas é Ulysses, que até chega a animar, mas deixa um gostinho de que poderia ser melhor. Eu cheguei a aguardar um remix bacana, mas as versões que foram feitas pioraram a faixa, freando tudo em vez de acelerar.

Bom, fiquem com o videoclipe, que traz um clima noir bacana e banda perambulando nas ruas numa espécie de fim de seqüência de baladas interminadas.

Well, I sit and hear sentimental footsteps and then a voice said “Hi”, so
So what ya got, what ya got this time? Come on, let’s get high

Come on, Lex, oh, what you got next, oh? Walking 25 miles, oh
Well, I’m bored, I’m bored, C’mon, let’s get high!
Come on, let’s get high
Come on, let’s get high, high

Well, I found a new way, I found a new way
Come on, don’t amuse me, I don’t need your sympathy

La, la la la la, Ulysses
I found a new way, I found a new way, baby

My Ulysses, my Ulysses, now, what you want now, boy?
So sinister, so sinister, but last night was wild

What’s the matter there? Feeling kinda anxious?
That hot blood grew cold, yeah, everyone, everybody knows it
Yeah, everyone, everybody knows it
Everybody knows, ah

La, la la la la, Ulysses
I found a new way, I found a new way, baby

La, la la la la, Ulysses
I found a new way, I found a new way, baby

Oh, oh, then suddenly you know
You’re never going home

You’re never, you’re never
You’re never, you’re never
You’re never, you’re never
You’re never going home

I’m not Ulysses, baby
No, la la la la, uh, hu, hu
You’re not Ulysses, uh, hu, hu
La la la la, uh, hu, hu

3 pensamentos sobre “Esta noite não

  1. Pingback: De novo esta noite « Hiperfície

  2. Eu virei a noite ouvindo. Sei lá, talvez mude de opinião, como disse. Quem sabe a pista de dança mude minha cabeça.
    Sabe o que eu acho mesmo que me decepcionou: as letras. So far, nada me surpreendeu de verdade. Gostei da idéia de No You Girls, mas acho que dava pra ficar melhor, mesmo a brincadeira no começo, o Alex já soube ser mais sexy. E pô, “olhos”, “línguas”, já ouvi isso em Darts Of Pleasure…

  3. Músicas equiparadas, resenhas nada irmãs, e quem disse que o mais do mesmo não é bom às vezes?
    Se eu tivesse escutado todo o álbum umas cinco vezes, talvez a minha opinião e post tivessem saído menos empolgados.

Deixe uma resposta

