A tempestade e o balanço da rede

Está marcada para sexta-feira, 17 de abril, a divulgação da primeira decisão no julgamento sueco dos responsáveis pelo Pirate Bay. Mas o panorama indica que tem muita água pra rolar debaixo da ponte nesses poucos dias e depois.

Picture_27Blogueiro indiciado: essa segunda-feira, na Coréia do Sul, procuradores de justiça pediram vinte anos de prisão para Park Dae-Sung – crítico ferrenho da política econômica conhecido como Minerva que havia previsto a crise financeira – sob a acusação de ter blogado informações financeiras falsas que minaram a credibilidade  do País.

Upload a perigo: Lembrando que no começo do mês os asiáticos foram a primeira nação democrática a adotar o combate ao compartilhamento de arquivos pela regra do “dou-lhe três”: perde o direito à conexão na Internet quem repetidamente disponibilizar obras sem autorização.

Liberdade à francesa: Por um erro de cálculo do partido majoritário, essa mesma regra foi rejeitada na França dias atrás, mas a votação deve ocorrer novamente ainda esse mês e é possível que Sarkozy seja o primeiro a satisfazer as vontades da MPAA na Europa. Não que eles devam ser vistos  como uma exceção.

DENIC-LogoNão tá comigo: essa segunda-feira também foi dia de o departamento alemão de registro de domínios se defender. O DENIC alega que o fato de a versão teutônica do WikiLeaks estar fora do ar desde o dia 9  de abril nada tem a ver com a acusação de conteúdo pedófilo, mas apenas decorre de um problema de pagamento, entre o provedor e o titular, que teria preferido fazer estardalhaço mediante um comunicado aberto ao público em vez de simplesmente procurar as autoridades e prestar informações.

The Thinker's Club of 1819 in light of the Carlsbad DecreesLista Negra: ainda nos países que começam com A, não faz um mês o mesmo WikiLeaks o site expôs controversos documentos que registravam 2.395 sites permanentemente monitorados pelo governo da Austrália, o que gerou uma forte polarização entre a contestação da postura antidemocrática do Estado e os riscos da divulgação pública da lista.

Arco-risos: Para fechar, em meio à muita briga sobre segurança nacional, a regra do “dou-lhe três” e grampos telefônicos (eu ainda volto a esses assuntos), a internet nos EUA é ainda palco de disputas pelo direito à liberdade sexual. Após uma decisão judicial no estado de Iowa a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, a Organização Nacional para o Casamento fez um vídeo chamado “Tem uma Nuvem se formando“, carregado de preconceitos e falácias, com direito a frases como “eu tenho medo” e “arco-íris de pessoas de todas as cores e credos, unidas para proteger o casamento“.

A piada-pronta foi rapidamente percebida e (a despeito de o YouTube acatar a alegação de violação dos direitos autorais da organização) internautas pró-casamento gay estão fazendo questão de manter o  esdrúxulo vídeo no ar e criar várias paródias, das quais destaco essas duas:

5 pensamentos sobre “A tempestade e o balanço da rede

  1. Realmente vc está bem rápido, ia te mandar o lance do projeto de lei francês, mas resolvi checar aqui antes para ver suas atualizações…😀
    Acho mesmo que a França não tem como deter isso, definitivamente não seria prático para eles.

  2. Pronto, li o seu blog, adicionei no google reader e nunca mais vou perder as novidades (apesar de eu ter uma leve impressão que vc ainda tem uns 500 outros pra eu ler). Repassei esse post pra um monte de gente, já. Os americanos ainda me deixam boquiaberta. Eles adoram politizar a babaquice.

  3. Menino! Você é muito eficiente! Estou muito impressionada!

    Adorei os vídeos, principalmente o último.
    Meu argumento anti-casamento gay preferido é, “Se casamento gay for permitido, a população mundial vai acabar!” É tão bom que muitos usam também no discurso anti-aborto.. =)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s