Yochai Benkler fala sobre a nova economia de código aberto

Com muita empolgação, compartilho o vídeo (coincidentemente recomendado pelos juristas estudiosos da economia do blog Direito – Economia – Sociedade) em que Professor de Harvard Yochai Benkler argumenta como projetos colaborativos (Wikipédia, Linux, P2P) representam o próximo estágio da organização humana.

Bem, selecionei dois trechos sublimes, que certamente serão citados na minha dissertação:

Se em 1999 eu lhes dissesse, vamos construir um sistema de armazenamento de dados e recuperação. Ele tem que armazenar terabytes. Ele tem que estar disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Ele tem que estar disponível de qualquer lugar do mundo. Ele tem que suportar mais de 100.000.000 usuários a qualquer dado momento. Ele tem que ser robusto contra ataques, incluindo fechamento a página principal, injeção de arquivos maliciosos, acesso armado a alguns nós principais. Você diria que isso levaria anos. Poderia levar milhões. Mas é claro, o que estou descrevendo é o compartilhamento de arquivos P2P. (…)

Lembrem, dinheiro não é sempre o melhor motivador. Se você deixa um cheque de 50 dólares depois de jantar com os amigos, você não aumenta a probabilidade de ser convidado de volta. E se o jantar não for inteiramente óbvio, pense em sexo.

Duas observações finais. Primeiro, as legendas em português brasileiro eu mesmo traduzi via dotSUB. Foi enorme a satisfação de cumprir uma tarefa voluntária em contato com uma teoria que descreve exatamente o frutífero mundo das tarefas voluntárias. Uma verdadeira autopoiése, uma “confirmação” performativa. Falo mais sobre isso em outro momento.

O vídeo com as legendas e a transcrição podem ser vistos no site da plataforma dotsub.

Segundo, foi bastante frustrante não conseguir incorporar o vídeo ao blog no wordpress, o que foi bastante facil no facebook.

3 pensamentos sobre “Yochai Benkler fala sobre a nova economia de código aberto

  1. Pingback: A História Social do MP3 « Hiperfície

  2. Pingback: Yochai Benkler fala sobre a nova economia de código aberto « Hiperfície « Eduardo Santos

  3. Pingback: Economia da sociedade em rede « Brasil e Desenvolvimento

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s