Manifesto pela Ética no Senado

Conforme amplamente noticiado, a segurança do Senado barrou um grupo de cidadãos que nesta terça, 11 de agosto de 2009, tentou entregar ao senador Paulo Duque (PMDB-RJ), presidente do Conselho de Ética, 11 caixas de pizza contendo  um manifesto em defesa da ética.

Abaixo, reproduzo o teor do manifesto do CIMA, coletivo do qual faço parte:

Nós, sociedade civil organizada pelo Coletivo Independente de Manifestação e Ativismo – CIMA, entendemos o nosso papel social no controle e fortalecimento da democracia e viemos, portanto, expressar indignação frente aos últimos acontecimentos do Senado Federal e do Conselho de Ética.

No momento pelo qual passamos, com tantos eventos escandalosos que se confundem com a política brasileira e colocam em cheque a credibilidade do Senado, compreendemos que Conselho de Ética não pode ficar inerte frente aos desmandos de todos os Senadores, muito menos pode agir com utilitarismo e pessoalismo, tal como fizeram reiteradamente algumas autoridades ao defender o presidente da casa José Sarney.

O Senado Brasileiro é muito maior do que o indivíduo Sarney e não pode ser leiloado para garantir as pretensões eleitorais de qualquer político. Pairam dúvidas significativas sobre a conduta ética e moral do presidente da casa, cujo dever colaborar com o esclarecimento das denúncias oferecidas contra ele. Para tanto, José Sarney deve se afastar do cargo, a fim de permitir uma melhor condução das investigações.

Colocar em cheque a câmara alta do congresso nacional é prestar um verdadeiro desserviço à democracia. Um cidadão não pode, em um contexto democrático, considerar-se superior a seus iguais, por distinção de nenhuma natureza. Por isso, nós, comuns, imbuídos do espírito democrático e no livre exercício da cidadania e da soberania popular, reivindicamos a investigação de todos os processos enviados à Comissão de Ética. Mais, porque não se trata de um problema pontual, reclamamos uma reforma política realizada por meio de plebiscitos populares e na qual se debata propostas de fidelidade partidária, financiamento público de campanhas eleitorais e a extinção de todo tipo de nepotismo.

Coletivo Independente de Manifestação e Ativismo – CIMA

20 pensamentos sobre “Manifesto pela Ética no Senado

    • Na real, teve mesmo uma boa repercussão. Muito porque a grande mídia tem interesse em no momento derrubar o Sarney.

      Nós é que estamos aproveitando a deixa pra “lembrar” que as pessoas estão de verdade incomodadas com a lógica das instituições políticas, e vamos continuar mesmo quando acabar esse interesse partidário na queda do Sarney.

      Muito legal ler a UnB dando essa perspectiva. Somos estudantes e esse respaldo é fundamental.🙂

  1. O Brasil já teve juventude ativa e engajada,
    este “CIMA” não é a ressurreição destes, muito pelo contrario, querem tirar o Sarney, o Collor, o Renan, deixaram de fora o Arthur Virgílio o Jereissati os Demos FDP, me parece que são “babaquinhas” do PDT, PSDB e DEMOS pregando legalidade e honestidade, tentando enganar os otarios que é o que há neste pais, e então trazer o Serra & CIA novamente p/ o governo, para então vender Petrobras, BB, CEF… e dar o “DINDIN” pro Daniel Dantas Adiministrar, ou seja terminar o “SAQUE” que começaram com o FHC.
    ÉTICA o KCT !!!

      • “Amigo” se Ciente forem,. Incluam no pacote a turma do PSDB e do DEMOs, metam ai o “Cara de Pau” do Arthur Virgilio, então eu começo a levar VOCÊS a sério.
        Do contrario, vale a expressão: “DESTAS BOAS INTENÇÕES O INFERNO TA CHEIO”.

  2. Pessoal,
    Há muito que me pergunto onde estão as entidades tradicionais da “sociedade organizada”. Agora vejo que os tradicionais parece que pelegaram e para minha surpresa surge a esperança com o pessoal do CIMA.
    Voces tem todo apoio da sociedade brasileira. Vamos juntos para o FORA SARNEY, FORA COLLOR, FORA RENEN.
    Vamos lutar pela democracia brasileira. A corrupção e omissão das autoridades presentes no momento brasileiro, ameaçam a democracia.
    Ao lutar para limpeza desta lama, estamos fortalecendo a democracia. Só quem viveu a ditadura conhece o valor da democracia. Precisamos de defende-la com vigor para amanhã não nos arrependermos.
    FORA SARNEY, FORA COLLOR, FORA RENAN

  3. Gostaria de parabenizá-los pelo ato heróico de vocês. Acabei de saber sobre a manifestação e a reação dos seguranças, por um site. A juventude precisa se unir e mostrar para estes políticos que queremos mudanças já! Parabéns!!! de São Paulo Abraços!

  4. Bom Dia, gostaria de informar que gostei muito do protesto de vocês e gostaria de saber se vocês tem algum site para que eu possa sempre está acompanhando o feito de vocês, Parabéns!!!! Sou do Rio de Janeiro – Capital e apoio! Continuem assim, não desista, é um bem que vocês estão fazendo para todos nós!

  5. Excelente trabalho gurizada. Mesmo morando aqui em Bagé-RS (fronteira com o Uruguay) acompanho como posso as ações realizadas por vocês. Parabenizo sua coragem e indignação perante essa “palhaçada” na qual se transformou nossa política “democrática”. Qualquer intenção de organização em maior escala me disponibilizo para contato. Saudações

  6. parabens garotada…tenho visto muita coisa nesse brasil nos meus 46 anos,estamos juntos ,continuem assim vcs são nossa esperança…vamos botar pra quebrarrrrrrrrrrrrrrrrrr

  7. Sre(a)s,
    Antes de mais nada,parabéns pela iniciativa e mobilização.
    Apoio e coloco me a disposição dos sre(a)s para ajudar na mobilização via web das próximas manifestações.
    Gostaria de saber mais sobre esse coletivo. tem site?,blogs? ou coisa parecida?.

    Obrigado e mais uma vez parabéns.

  8. Era de se esperar. Mas ae, vcs fizeram notícia? Eu queria tanto participar das manifestações, mas trabalho à noite.😦 Mas pode deixar que continuo fazendo propaganda.🙂

  9. Pingback: Paulo Rená da Silva Santarém (prenass) 's status on Wednesday, 12-Aug-09 20:20:53 UTC - Identi.ca

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s