Enquartopédia: um dia na semana para contribuir coletivamente

Há diversos motivos para se amar a Wikipédia. Mas há também aspectos incômodos que afastam muitas pessoas de um nível de contribuição mais profundo. Estou convencido de que os elementos positivos são mais importantes e devem prevalecer sobre os negativos. Mas tenho ciência de que é preciso fazer um certo esforço para isso, e foi por isso que pensei na Enquartopédia.

Pensando especialmente na versão em português, imaginei que deveríamos ter um dia na semana dedicado a divulgar aspectos pouco conhecidos da Wikipédia e atrair mais pessoas interessadas em contribuir um pouco mais, tornado-se wikipedistas. É que algo me diz que o problema está no universo de integrantes da comunidade. Por isso, creio que seria suficiente ampliar o tipo de pessoas que dispõem tempo para aprimorar verbetes e expressar suas opiniões na gerência da Wikipédia, hoje hermética e repelente. É muito fácil encontrar alguém que já tenha se aborrecido muito com pequenas controvérsias aparentemente contornáveis, mais levadas ao extremo por administradores que de alguma forma perdem a noção do seu papel.

Essa semana fui mencionado na Folha de São Paulo (caderno TEC e Folha Teen) como exemplo. No caso, minha frustração ao criar o verbete da banda Digitaria. Em 2007 o administrador Yanguas tentou eliminar o artigo por ausência de fontes fiáveis, mas não teve sucesso. Depois, em 2010, de novo o mesmo administrador conseguiu eliminar o artigo em uma uma votação amparada na “irrelevância enciclopédica” ou “ausência de notoriedade“. Todo o esforço me aborreceu enormemente, mas não parou por aí. O administrador chegou a limpar minha página de usuário e depois contestou o verbete do Música para Baixar.

Vários amigos, entre eles os juristas Omar Kamiski e Cecília Tanaka, me relataram episódios parecidos, e foi daí que me veio a ideia da #Enquartopedia, que deveria funcionar à semelhança das musicmondays e das followfridays, mas com as pessoas se dedicando a ampliar o universo do que chamei de wikipedistas de bom senso. Se a minha experiência pessoal não é singular, nada melhor do que contar com uma ação coletiva para construir a solução. Colaboração, afinal, é a própria ideia básica da Wikipédia.

Estou convencido, repito, de que se mais gente, de interesses cada vez mais diversos, estiver participando dos bastidores da Wikipédia, uma maior pluralidade de participantes será suficiente para equilibrar as coisas. Não se trata de uma batalha contra os atuais administradores, pelo contrário. É um apelo para que mais pessoas os auxiliem na sua atribuição e assim: (1) seja cada vez menor a distância entre os interesses de quem lê e de quem escreve na Wikipédia, (2) haja crescente identidade entre leitores e escritores e (3) todo mundo efetivamente “produza” e “consuma” informação.

Então, fica aí o pedido: além de criar uma conta, a cada quarta-feira poste no seu microblog um verbete que precise de modificações, uma contribuição que você tenha feito, uma página explicativa ou qualquer coisa que, por mais simples que seja, possa ajudar mais e mais pessoas a se enveredarem pelos caminhos do Café dos Novatos, da Esplanada e do Portal Comunitário.

Boa Enquartopédia a todos!

Um pensamento sobre “Enquartopédia: um dia na semana para contribuir coletivamente

  1. Pingback: Tweets that mention Enquartopédia: um dia na semana para contribuir coletivamente « HIPERFÍCIE -- Topsy.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s