Mais uma lorota do Canal do Otario contra o Marco Civil?

Aparentemente, uma decisão judicial ordenou que o YouTube retire do ar, no Brasil, um vídeo publicado pelo Canal do Otário, no qual ele critica os Correios. O autor do vídeo, irresponsável e equivocadamente, está culpando o Marco Civil da Internet por ter seu vídeo tirado do ar.

Decisões judiciais tiram conteúdo do ar na Internet brasileira desde sempre, isso não começou após a aprovação do #marcocivil e esta lei não tem ligação com o caso do Canal do Otário. Lembram do caso em que o YouTube ficou inacessível no Brasil após uma liminar por causa de um vídeo com a Daniela Cicarelli? Não havia Marco Civil na época. Além disso, diversos outros canais na plataforma de vídeo do Google já sofreram com restrições de acesso, principalmente sob alegações de ofensa a direito autoral.

Ao contrário do que o Canal do Otário afirma, o Marco Civil da Internet traz mais garantias para a liberdade de expressão na internet, não a ameaça como ele insiste em dizer. A Lei, que entrou em vigor apenas na última segunda-feira, dia 23 de junho de 2014, define no seu art. 19 que o provedor só tem obrigação de tirar o conteúdo do ar após ordem judicial; anteriormente, muitas empresas consideravam que o conteúdo deveria ser tirado do ar com um simples aviso por parte da pessoa interessada, mesmo sem ordem judicial, pois o provedor seria considerado cúmplice se não tirasse do ar o conteúdo.

Além disso, se no caso do Canal do Otário o conteúdo tivesse sido tirado do ar realmente por um mecanismo do Marco Civil, bastaria que o Otário solicitasse e a ordem judicial estaria no lugar do vídeo, conforme previsto no parágrafo único do art. 20.

E você, o que acha da atitude do Canal do Otário?

Atualização 01/07/2014: conforme notícia do Estadão, a decisão foi proferida em novembro de 2013, muito antes da entrada em vigor da Lei nº 12.965, e a discussão é sobre uso indevido de marca, ou seja, confirmado que se trata, sim, de apenas mais um serviço de desinformação do Canal do Otário contra o Marco Civil.

Obviamente, o Otário poderia pelo menos admitir o próprio erro. Mas ao divulgar a notícia do Estadão, ele nem passa perto de desmentir a lorota mal intencionada que propagou semana passada.

28 pensamentos sobre “Mais uma lorota do Canal do Otario contra o Marco Civil?

  1. O que você tem a falar sobre ANATEL e limites de dados que as operadoras de telefonia, tv e internet e Sobre esse marco civil ? Como você citou a cima, “o marco civil vai nos dar garantias”(só se for no teu planeta), O que eu vejo é um acara que fez um texto totalmente sem nexo e quer ibope.

  2. Um cara com o teu currículo não sei o que está fazendo perseguindo o Canal do Otário. Estranho! O que eu passei nas mãos dos Correios nesse ano de 2014, só mesmo nesse país de LADRÕES. Dependemos do frete dos Correios para tudo. Me cobraram N vezes Sedex e PAC, e a encomenda fica parada num desses depósitos do ECT. Para retirá-la peguei dezenas de vezes filas com 40 pessoas ou mais atendidas por dois funcionários, isso num cubículo de 3X2 sem água, sem banheiro e sem ventilação. Diga aí Exmo Doutor jurista, o sr. acha que eu vou apoiar um engravatado do serviço público ou o Canal do Otário? Todas as denúncias do vídeo do Otário são pertinentes, e quanto ao modo deseducado dele é uma consequência do nosso SACO BEM CHEIO dos nauseantes parasitas que solapam o NOSSO serviço público.

      • Cara… Vc não sabe o q está falando … Está criticando um canal que nos mostra as verdadeiras enganacoes pelas quais passamos nessa porra de país… Vc no mínimo ej parente da dilma ou mota em outro país … Burguesinho do caralho…. Cala a sua boca e para de falar merda… Depois dessa porra de março naose pode mais falar mau de político nem de empresas FDP q tudo eh censurado ….

        • “Não pode”, mas curiosamente você está aqui falando mal de políticos e de empresas sem nenhuma censura, não é mesmo?

          Leia o texto da Lei, cara. Pare de acreditar no que dizem para você, e vai lá ver você mesmo.

  3. O importante é que os Correios estão uma M**** sem tamanho. O vídeo do otário é ótimo e quem está contra é contra o povão que está se fudendo nas filas de mais esse cabide de incompetentes folgados. Mais um desserviço público.

  4. ”irresponsável e equivocadamente” Eu parei de ler aqui..
    Vc deveria apagar esse post, está ridiculo.
    Faz como o Otario, vai gravar video, vai lá vai.

  5. Cara, para de ser idiota, quer fazer algo de bom vai fazer videos assim para alertar os consumidores quem nem o otario, sempre tem que ter alguém que nem vc que deve ser rico pelo jeito, para criticar pessoas que ajudam o proximo

  6. VAI TOMAR NO CU VOCÊS QUE ESTÃO METENDO O PAU O OTÁRIO, O QUE ELE FAZ É ALERTAR A POPULAÇÃO DAS ROBALHEIRAS NESSE PAÍS, VIVA O OTÁRIO🙂 ESSE BLOG É UM LIXO MESMO AFF

  7. VAI TOMAR NO CU VOCÊS QUE ESTÃO METENDO O PAU O OTÁRIO, O QUE ELE FAZ É ALERTAR A POPULAÇÃO DAS ROBALHEIRAS NESSE PAÍS, VIVA O OTÁRIO🙂

  8. Típico esquerdista, leitor de CartaCapital, baba ovo do PT que defende o lixo do Marco Civil. O cara acha que a sua teoria do porque o vídeo foi excluído nega a do Otário. Pior, seleciona os comentários dos imbecis (poucos, muito raros), pra tetar convencer a galera. A sua “teoria” no nega a palavra dele! Vou até sair daqui, já tá cheio de site escroto que puxa o saco do PT.

  9. E nosso governo é bonzinho…
    Ama a liberdade de expressão…
    e novas leis com teores subjetivos tem como objetivo favorecer o povo!!
    SABE DE NADA, INOCENTE!

  10. Pingback: Ladybug Brasil | O mimimi do Otário!

  11. Interessante como o mocinho tem tantos seguidores e insiste, bravamente, em responsabilizar o marco civil. Queria saber onde andava o cara do saco quando o Azeredo queria guardar log de todo mundo por nem lembro quantos anos. E quando a gente fez os debates sobre o Marco Civil? E nos protestos na Paulista, ele foi? E ele segue espalhando m*** na parede sem medo de ser feliz.
    Se ele foi, realmente, penalizado com o uso do Marco Civil (ninguém mostra mandado, né? transparência mandou lembranças) é bem feito. O vídeo em questão é de péssimo gosto, fala uma montanha de coisas certas embaladas de um jeito absolutamente tosco.
    valeu @prenass

  12. Como você é burro cara!!! Não entende nada de leis e fica escrevendo merda em seu blog. Se você soubesse, mas você não sabe. O Canal do Otário já teve videos excluidos do canal por medidas judiciais, ele foi notificado e o video excluido, este video que foi censurado para o Brasil ele foi banido pelas regras do Marco Civil, por este motivo que não foi excluido, apenas quem tiver na configuração do Youtube como Brasil não poderá assistir e verá a mensagem no lugar do video. Para assistir é só mudar a configuração no final da página para outro país e o video volta a ficar disponível.

    • se foi só bloqueado pro BR é mais uma evidência que não foi o marco civil, porque ele só fazer de remoção do conteúdo depois da ordem judicial, não de bloqueio regional.

  13. Desinformação é o seu blog. O youtube claramente diz que o vídeo foi bloqueado apenas no Brasil “devido a um mandato”. O vídeo dele criticava os correios e mencionava o mensalão. Que coincidência que um conteúdo comprometedor contra o governo fosse banido justamente dias após o Marco Civil da Internet entrar em vigência.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s