“Qual que é a graça de ‘paz, amor e compreensão’?”: em 2020 Sharon von Etten e Josh Homme repetem com melancolia a questão de Nick Lowe em 1974

Em 15 de maio de 2020 foi lançada uma parceria lindíssima da Sharon Van Etten com o Josh Homme. A canção é (What’s So Funny ‘Bout) Peace, Love and Understanding e a foi descrita por Sharon:

Quando meu amigo Zach Dawes sugeriu pela primeira vez que tentássemos tocar a música atemporal de Nick Lowe, ‘Peace, Love and Understanding‘, fiquei nervosa e animada e me perguntei em que direção tomaríamos juntos. A jornada desde então até agora e a colaboração inesperada que aconteceu me deixam melancólica ao me lembrar quão sortuda sou por ter uma comunidade tão boa aqui em Los Angeles.

Ontem, 20 de maio, estreou no YouTube o videoclipe, bem no clima de quarentena. Dirigido por Matthew Daniel Siskin via iMessage e telefone, foi feito com imagens da estrela gravadas por Sophie Klein e Zeke Hutchins, e por Mary Ann Martinez na casa do astro. Os créditos ainda listam como codiretoras “todas a crianças”:

“Queríamos partilhar algo pessoal e universal. Uma sensação de casa, segurança, inseguranças e de amor. A sensação de que estarmos juntos nisto. Todos nós, a fazer o nosso melhor – mesmo em tempos mais difíceis. O vídeo caseiro para a nossa versão de ‘(What’s So Funny ‘Bout) Peace, Love and Understanding’ já está cá fora”, escreveu a cantora e compositora nas redes sociais.    

Essa é a mais nova de uma longa lista de versões. A canção ficou famosa em 1978 com Elvis Costello & The Attractions (disco This Year’s Model, que tem Less Than Zero, que conheci em abril de 2007 escrevendo no meu extinto flog Varanda), naquele estilo meio rockabillie, meio Ramones.

A original mesmo foi composta por Nick Lowe e gravada em 1974 no álbum The New Favourites of… Brinsley Schwarz da banda Brinsley Schwarz, na qual ele era vocalista e baixista:

E em 1991 teve uma versão bem animadinha do cantor de jazz Curtis Stigers, que em 1992 entrou na trilha sonora do filme O Guarda-Costas. Na esteira do sucesso de “I Will Always Love You, o álbum vendeu milhões de cópias e teria rendido uma boa grana pro Nick Lowe:

A lista de versões é bastante grande. Teve Chris Cornell (na época, do Audioslave) com voz e violão em 2003. Teve a versão gótica suave do A Perfect Circle em 2004. Também em 2004 teve a galera famosona (Bruce Springsteen, Dixie Chicks, Eddie Vedder, Dave Matthews, Michael Stipe, etc.) tocando junto nos swing states dos EUA durante o (movimento pró voto e atnti Bush) Vote for Change. Teve até uma comédia dramática homônima de 2011, com a Jane Fonda e a Catherine Keener. Cito também a banda The Clarks, que em 2018 e reverteram a grana da versão para a sinagoga Tree of Life, onde houve um tiroteio que matou 11 pessoas na cidade estadunidense de Pittsburgh.

Pra fechar, só quero registrar que chorei ouvindo a mais recente versão desse clássico que, confesso, até ontem eu desconhecia. Não sei se foi a levada mais densa e suave, ou se foi o isolamento social e todo esse sentimento pesado no período de pandemia da COVID-19, mas eu chorei ouvindo Sharon e Josh e lendo a letra de Lowe:

As I walk through this wicked world
Searchin’ for light in the darkness of insanity

I ask myself: Is all hope lost?
Is there only pain and hatred, and misery?

And each time I feel like this inside there’s one thing I wanna know
What’s so funny ‘bout peace, love and understanding? Oh
What’s so funny ‘bout peace, love and understanding?

And as I walked on through troubled times
My spirit gets so downhearted sometimes

So where are the strong and who are the trusted?
And where is the harmony? Sweet harmony

‘Cause each time I feel it slippin’ away, just makes me wanna cry
What’s so funny ‘bout peace, love and understanding? Oh
What’s so funny ‘bout peace, love and understanding?

So where are the strong? And who are the trusted?
And where is the harmony? Sweet harmony

‘Cause each time I feel it slippin’ away, just makes me wanna cry
What’s so funny ‘bout peace, love and understanding? Oh
What’s so funny ‘bout peace, love and understanding? Oh
What’s so funny ‘bout peace, love and understanding?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s