Campus Party Brasília 2 | Painel » Internet sob ataque: uma copa depois do Marco Civil, ainda está 7×1?

Na tarde deste sábado (30/06/2018), no palco Games & Creativity, durante a 2ª edição da Campus Party em Brasília, Fabiana Goa e eu apresentamos o painel “Internet sob ataque: uma copa depois do Marco Civil, ainda está 7×1?“, sobre o panorama da regulação dos direitos de quem usa a rede no Brasil passados quatro anos desde a aprovação da Lei nº 12.965/2014:

30 de junho (sábado) 13h00/13h45
Internet sob ataque: uma copa depois do Marco Civil, ainda está 7×1?

O Marco Civil da Internet no Brasil virou lei em 2014 e tem sido aplicado. Existe até um site que monitora todas as decisões pertinentes. Mas o que chama atenção é quando ele é desrespeitado. No final de março de 2018, em um processo movido pela família de Marielle Franco, uma decisão judicial ameaçou o Facebook de bloqueio caso não censurasse novas publicações de fake news contra a memória da Vereadora executada no Rio de Janeiro.

Para enfrentar essas e muitas outras questões, a Coalizão Direitos na Rede faz um balanço do que mudou desde o caso Cicarelli e a Lei Azeredo até o escândalo da Cambridge Analytics e as eleições de 2018. Spoiler: a Internet está sob ataque!

Painelistas

Fabiana Goa (UnB)
Fabiana Goa é mestre em saúde pública (UnB). Professora de epidemiologia (UnB). Pesquisa acesso à informação e proteção de dados pessoais no campo da saúde (Cultura Digital & Democracia – UniCEUB).

Paulo Rená (Instituto Beta)
Paulo Rená é mestre em Direito, Estado e Constituição (UnB). Professor de Direito e pesquisador (UniCEUB, IESB). Integrante do Instituto Beta: Internet & Democracia. Foi gestor da elaboração  do Marco Civil da Internet no Brasil (Ministério da Justiça). É associado fundador do Partido Pirata.

A apresentação que nos auxiliou está acessível no endereço http://bit.ly/MCI7x1CPBsB:

Registro com pesar que a paralisação dos caminhoneiros no mês de maio adiou a data da Campus Party Brasília em um mês, impedindo a participação das amigas Bia Barbosa (graduada em jornalismo – ECA/USP; Mestra em Políticas Públicas (FGV/EAESP), com especialização em Direitos Humanos (USP); Coordenadora do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social) e Bruna Martins dos Santos (graduada em Direito – UnB; Consultora e pesquisadora da Coding Rights; estudou na Escola de Governança da Internet – CGI.br; integrante do Observatório da Juventude da Sociedade da Internet; ex-assessora jurídica na Casa Civil da Presidência da República), originalmente escaladas para esse painel.

Além da Fabiana Ganem, agradeço imensamente à equipe do evento no local, à Karla Tomaz (Coordenadora de Conteúdos da Campus) e à amiga Bia Granja, que fez a ponte para que esse painel pudesse acontecer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s